Ouça o texto

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Praça Dom Orione, Bixiga, São Paulo, Brasil - ( 1954 )

À primeira vista pode não parecer, mas a foto foi tirada da famosa escadaria do Bixiga, aquela que liga esse bairro ao Morro dos Ingleses. A luminária cortada pela margem inferior é de um poste que está na escadaria até hoje. A rua lá em baixo é a Fortaleza, e mais ou menos no meio da foto ela cruza com uma Rui Barbosa ainda estreitinha.




A foto, cujo autor desconheço,
é um slide de 35 mm datado de 1954 na moldura.
Agradeço ao Gilberto Calixto Rios,
que me ajudou a reconhecer o local.



O que causa certa estranheza, e dificulta um pouco o reconhecimento do local, é a ausência da praça Dom Orione em frente à escadaria. Hoje a praça é famosa, com sua feira de antiguidades aos domingos, mas em 1954, quando a foto foi tirada, ela não existia. Em seu lugar havia esse quarteirão de sobrados à direita.

A praça nasceu alguns anos depois, de um jeito bem paulistano. Na década de 60 o bairro foi retalhado por intervenções viárias, e um dos ataques aconteceu na região da foto: a rua Rui Barbosa foi alargada, e interligada por viaduto com a 13 de Maio. Da grande área desapropriada para a obra, acabou sobrando um "fiapinho" de terreno que não servia para muita coisa. Nele foi feita a praça, que o bairro ganhou como prêmio de consolação pelo esquartejamento.

fonte: acervo Centro de Memória do Bixiga @edisonmariotti #edisonmariotti
copia de https://quandoacidade.wordpress.com/2015/05/17/praca-dom-orione/


--
Praça Dom Orione - dias atuais


Escadarias do Bixiga - dias atuais ( 2015 )

Escadarias do Bixiga - em 1950
fonte: http://www.geoportal.com.br/memoriapaulista/



--//
6 comentários





Sheila disse:17/05/201514:20


Maravilha!!!!!! Grande “descoberta”! Faço um trabalho sobre o Bexiga e uma das grandes dificuldades que tenho é encontrar imagens do bairro que não se limitem à área mais próxima do centro, tipo Piques, Riachuelo, Brigadeiro e proximidades.
Uma coisa muito legal da foto é a possibilidade de perceber algumas das transformações que o bairro sofreu a partir dos anos 1950. O engraçado é que a minha familiaridade com o Bexiga parte da planta Sara Brasil. A partir dela conheço o bairro como “a palma da minha mão”, mas andar por ele hoje me causa estranheza. O bairro está lá e nem tanta coisa mudou, mas quando vejo a avenida que “derrubou” a Rui Barbosa é difícil imaginar a “passagem” no tempo…



paulogoya disse:17/05/201519:59


E hoje mesmo, eu que nasci aqui 64 anos atrás, fui andar – ou melhor arrastar meus pés como indo pra um enterro rs – e fotografar o que vai ser demolido nas próximas semanas por causa da linha Laranja do metro….. todo o cruzamento das ruas Pedroso/Brigadeiro e Rui Barbosa tudo o que restou virá abaixo.



paulogoya disse:17/05/201520:02


qualquer coisa pode falar comigo Sheila…. na página do Casarão do Belvedere no Facebook, já pode ter um gostinho do meu acervo com a foto de capa….



Claudio Bassi Elias disse:17/05/201520:10


Realmente, houve muita alteração no local. Dá para ver pelo Geoportal/Memoria Paulista (fotos aéreas de S.Paulo em 1958).



SavianoMarcio disse:18/05/20150:01


paulogoya, a concessionária da linha irá preservar aos menos algumas fachadas dos imóveis da estação Bela Vista, fora esses não tem muitos imóveis de relevância histórica naquele pedaço, aqui tem algumas plantas da estação:

E para quem quiser ver todas as plantas da SARA BRASIL tenho elas aqui: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=110283617#post110283617



Isac disse:26/05/20157:50


Salviano, a questão não é só o patrimônio arquitetônico, mas o também o patrimônio urbano. As formas e dimensões da cidade e de seus espaços públicos contam muitas histórias. Possuem um signo muito forte. As agressões rodoviaristas que SP sofreu desfigurarm demais o espaço público. Os viadutos que pipocaram nos anos 60 e 70 foram os piores, entre o Sta. Cecília, o Pq. D. Pedro 2, o Bixiga, o Bras, todos perderam muito. Dito isto, acho um absurdo o gigantismo das novas estações de metro paulistanas. Monstros horrendos na cidade como a estação Butantã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.