Ouça o texto

terça-feira, 5 de abril de 2016

A bandeira da República de Vila Mariana, foi hasteada em 25 de outubro 2000, no Instituto Biológico. República da Vila Mariana - “Viver é gostar de gente”

Amor igual ao do futebol, mas a camisa é da Vila Mariana.



O comerciante Walter Taverna, de 71 anos, nasceu no Bexiga e mora há 52 anos na Vila Mariana. Simplesmente adora o lugar onde mora e está sempre envolvido com as questões da comunidade. "Acredito que as pessoas devem lutar pelos seus direitos e, principalmente, pelo seu bairro."

Mais do que preservar o local onde mora, deve-se combinar história e memória. Pensando assim, Taverna idealizou um concurso em 1999, envolvendo estudantes e moradores, para escolher uma bandeira.

Houve 194 concorrentes e uma comissão julgadora selecionou dez obras.

O estandarte campeão foi criado por Gabriela Mota Pinto Alves, que tinha na época 12 anos.

"Os traços simples do desenho dela traduziram a vida na Vila Mariana. A bandeira traz as cores vermelha e amarela e um círculo no meio, com marcas registradas, como as casas baixas, árvores, a estação do Metrô e o Obelisco do Ibirapuera", comenta Taverna.

A bandeira foi hasteada pela primeira vez em 2000, mais precisamente no dia 25 de outubro, no Instituto Biológico quando foi proclamada a República de Vila Mariana.

Um grupo de moradores resolveu criar a "república" com o objetivo de buscar melhorias para a região e ser mais atuante que uma simples sociedade de bairro.

É uma proposta mais moderna de, pessoas que se dedicam ao lugar onde vivem."

Taverna considera importante que as pessoas tenham amor e dedicação pelos bairros. Se dependesse de sua vontade, todos os bairros teriam bandeiras e também se transformariam em "repúblicas". "Quero levar essa ideia para outras regiões e conscientizar a população. Não podemos cobrar melhorias e nada fazer. As pessoas têm de se mexer e sair do marasmo. Precisamos ser atuantes, respeitar e buscar mudanças."


PAIXÃO

Ele observa ainda que o respeito à bandeira é como a paixão pelo símbolo do time de futebol preferido - é preciso "vestir a camisa". "Cada um tem de fazer a sua parte. A bandeira é mais que um símbolo. É a prova de que os moradores procuram preservar a história local”. C.R.

Foto: ESTANDARTE - Desenho de uma menina de 12 anos ganhou concurso.



fonte: Centro de Memória do Bixiga 

acervo: @edisonmariotti
CMB.H.000.605 - Hemeroteca 


República da Vila Mariana - “Viver é gostar de gente”
Walter Taverna idealizador e colaboradores atuantes da República da Vila Mariana, criadores do programa “Viver na República da Vila Mariana”, realizam a Festa no Instituto Biológico, o mote “O SORRISO e a FELICIDADES das pessoas”, evento com apresentação musical com tenor Klebio Jakson, homenagens a personalidades, apresentação de performance de Igor Bartchewsky, bem como o concurso da RAINHA da República de Vila Mariana.

O programa terá lugar, na área externa nos jardins e na beleza arquitetônica do Instituto Biológico, referência Paulista e Brasileira em Pesquisa Científica, Áreas Vegetal, Animal e Ambiental, na Vila Mariana, zona sul paulistana. Projetado pelo arquiteto Mario Whately e considerado um dos principais exemplares da arquitetura art déco do Estado, o edifício de nove andares começou a ser construído em 1928 e foi finalizado 17 anos mais tarde, em janeiro de 1945, tornando-se um marco no processo de urbanização do bairro na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, em São Paulo.

Eventos, realizados no Instituto Biológico, tais como;

a) a comemoração aos 15 anos do jornal PEDAÇO da VILA, que é o jornal do bairro da Vila Mariana de propriedade de Denise Delfim;
b) homenagem do Instituto Biológico, em 2013 ao Sr. Walter Taverna, presidente da "Republica da Vila Mariana";
c) Comemoração no Dia 22 de maio que foi a data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade com o objetivo da conscientização da população mundial para a importância da diversidade biológica, e para a necessidade da proteção da biodiversidade em todo o mundo;
d) entre outras manifestações; forma a comunidade cultural no Estado de São Paulo e no Brasil.
Na concepção estética e conteudística do evento “Viver é gostar de gente” figuram técnicas modernas de apresentação e modelo atual para compartilhar uma cultura educativa. Nesse ambiente mágico, o público terá oportunidade não só de apreciar, mas interagir com interpretação das musicas e dos artistas convidados, nos jardins do Instituto Biológico como palco. Profissionais com formação artística e atuantes em instituições, formam o quadro de colaboradores.
LOCAL:
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, em São Paulo, em 16 de abril de 2016, das14h.às18h.,sábado.

CONTATO
Sodepro - Sociedade de Defesa das Tradições e do Progresso do Bairro da Bixiga
e-mail: centrodememoriadobixiga@gmail.com
... evento gratuito ...
São Paulo, 29 de maio de 2016.

fonte: Centro de Memória do Bixiga - acervo Edison Mariotti
Walter Taverna e Renato Cury ( Sport Models ), no Instituto Biológico, dia 16 de Abril, na coroação da Rainha e Princesas da República de Vila Mariana. Ana Eugênia De Carvalho Campos - Márcia Maria Rebouças Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.