Ouça o texto

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Walter Taverna é CITADO em discurso na Câmera dos Deputados em Brasilia em 7 de outubro de 1987 - leia o texto na integra

O SR. SÓLON BORGES DOS REIS (PTB - SP) Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srs. Deputados, este País será mais depressa uma grande nação na medida em que o espírito de iniciativa, aliado ao espírito associativo, fecundar a associação da comunidade brasileira, local, regional ou nacional.



Precisamos reagir à tendência que resulta das condições da nossa evolução histórica, principalmente da colonial, de esperar tudo dos poderes públicos, principalmente do Governo. Essa tendência é acomodatícia e cultiva o paternalismo. Mas o de que precisamos é da generalização da consciência de que todos somos responsáveis, porque todos somos interessados no desenvolvimento integral, na propriedade, no progresso cultural e social, no bem comum.


Estas considerações vêm à tona ao refletir sobre o sem-número de instituições comunitárias de caráter cultural, social, beneficente, cooperativo, esportivo e recreativo, que despontam em todos os recantos do território brasileiro e que precisam ser devidamente apreciados pelo alcance que têm no interesse da coletividade.

Dentre essas, realço hoje o que se faz em São Paulo, na capital do Estado, mais precisamente no tradicional bairro da Bela Vista, o Bexiga da literatura, das tradições e até do folclore da gente paulista, no antigo burgo modesto, hoje tumultuada metrópole paulistana. Sem fins lucrativos e presidida sempre por um brasileiro devotado à causa comum, às tradições, sim, mas também à atualidade e ao porvir da sua comunidade, o incansável Walter Taverna, a Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista, a Sodepro, tem prestado muitos serviços à comunidade.

Considero importante realçar o trabalho da Sodepro, Sr. Presidente, Srs. Deputados, porque é exemplar. E deve fazer escola, a começar pela própria denominação da instituição de Walter Taverna, Sociedade de Defesa das Tradições e, concomitantemente, do Progresso da Bela Vista. As tradições devem ser cultivadas e apontadas às novas gerações, ao mesmo tempo em que o progresso precisa ser acoroçoado, buscado, promovido.

A importância do passado, aliada aos interesses do presente, com vistas ao futuro. Conservar o que é bom, para melhorar sempre. É um programa que deveria ser reproduzido em todo o Brasil. 



Para que pensemos sempre no progresso, tendo em vista o futuro, sem desprezar o passado, naquilo que temos de melhor em nossas tradições. O programa de ação da Sociedade de Defesa das Tradições e do Progresso da Bela Vista, em São Paulo, merece ser apontado como exemplo para ser seguido em toda parte, não apenas pelos seus altos propósitos, que são de interesse público, mas também pelas iniciativas de interesse geral que vem tomando, ao longo de sua profícua existência. 

Assim, por exemplo, como atua no campo do lazer e da recreação da coletividade, com eventos da área musical e teatral, no carnaval, nas festas juninas, nas datas cívicas, no esporte, também responde por empreendimentos de outro alcance, como é o caso de atividades assistenciais e, ainda mais, a campanha antitóxico levada a cabo com fé, entusiasmo e persistência, em defesa, mormente, da juventude

Nesse sentido, a Sodepro esforça-se para dar âmbito regional e até mesmo nacional à prevenção contra drogas, instituindo um troféu destinado a estimular todo e qualquer esforço nesse mesmo sentido.


A iniciativa a que nos referimos, no tradicional e progressista bairro da capital paulista, aqui fica registrada como honra ao mérito de quem a assumiu. E, mais do que isso, como exemplo, repetimos, para ser adotado em toda parte, neste País, pois é de real utilidade pública, como anuncia o seu belo e fecundo lema: "Por um mundo melhor".




fonte: Centro de Memória do Bixiga acervo: @edisonmariotti




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.