Ouça o texto

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Walter Taverna na DÉCADA de 80, cria o projeto do "Centro Turístico Italiano de São Paulo", para o Bixiga.

Bixiga pode virar um centro só de turismo.

Foto: Aqui poderão ser implantadas as 
escadas rolantes para facilitar os morros dos ingleses.


O Bixiga pode ter sua "independência" do bairro da Bela Vista determinada nas próximas duas ou três semanas, tempo que a Emurb deve empregar para completar o estudo sobre a viabilidade econômica de transformar aquela área no Centro Turístico Italiano de São Paulo.

O projeto, elaborado inicialmente por um grupo de comerciantes e moradores que integram a Sodepro — Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista — foi analisado preliminarmente pela Empresa Municipal de Urbanização, que acabou condicionando a idéia à rentabilidade que pode ser oferecida pelo estacionamento subterrâneo a ser construído sob praça Dom Orione.

O financiamento para a construção do estacionamento foi oferecido por um grupo econômico francês, mas depende ainda do prazo que lhe seria concedido para a exploração do empreendimento.

Se o estudo que vem sendo feito pela Emurb demonstrar que o projeto é viável, a própria empresa pode encarregar-se da obra, mesmo sem a participação de empresas privadas.

"Independente" da Bela Vista, o Bixiga teria um calçadão na rua 13 de Maio, entre a Manuel Dutra e a praça Dom Orione, e mais um trecho pedestrianizado na rua São Vicente, entre a 13 de Maio e a rua Dr Luís Bar teto.

O trânsito fluiria, de leste a Oeste, pela rua Rui Barbosa já transformada em via de grande movimento e no sentido Sul-Norte, pela rua Major Diogo.

Um sistema de escadas rolantes, a ser implantado ao lado do Teatro Ruth Escobar, facilitaria a ligação entre a praça e o Morro dos Ingleses, onde se localiza o Hospital Infantil Menino Jesus.


fonte: Centro de Memória do Bixiga.
registro: CMB.H.000.520



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.